segunda-feira, 3 de agosto de 2009

decapitando

esse é um dos outdoors modificados pelo decapitator, artista de rua que ao que tudo indica é londrino e odeia publicidade. a técnica se resume basicamente em cola e photoshop, mas a idéia é fantástica.
ele andou decapitando por são paulo também, as fotos tão no flickr. a minha preferida, claro, é a da Daslu:


procurando mais sobre ele vi que tem gente por aí especulando se o fato dos decapitados serem na grande maioria mulheres não indica que ele é um filho da puta misógino. acho isso meio descabido, pelo menos partindo da minha interpretação do negócio todo. claro que, como em toda obra de arte, cabe a quem lê terminar de dar sentido então a gente sempre pode ficar procurando pelo em ovo sem perder a razão. mas não que ele realmente exista ou, existindo, seja visível como parte da mensagem intencional.

a questão é que: pra mim o que ele faz não é querer mudar a idéia proposta pela publicidade. e sim radicalizá-la pra gente perceber o ridículo da situação. não acho que a violência da decapitação seja direcionada contra a publicidade em si, mas sim uma forma contundente de mostrar a violência da publicidade e chamar mais gente pro combate de verdade. eu vejo como se o cara tivesse apontando pra uma coisa que ele considera que as pessoas não vêm, mas que tá lá. e as mulheres, mais do que os homens, são mutiladas na publicidade não é de hoje, né?

agora pra fazer uma retórica bem indigna eu coloco um vídeo de outra intervenção que eu achei mais interessante que os posters. david beckham, tão homem, sendo decapitado em uma edição de um jornal distribuido di gratis em londres.. pra provar que o decapitador não é... brincadeirinha, não é por isso não. a chuva se foi e o meu caráter voltou. é só porque eu gostei mesmo e não queria deixar de postar.
e, sim, eu sei que o assunto é velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário